quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Maratona Oscar 2017 - La La Land

Filme: La La Land - Cantando Estações

Direção: Damien Chazelle

Gênero: Musical, Romance

Data de lançamento no Brasil: 19 de Janeiro de 2017

Vencedor de 7 Globos de Ouro

Indicado ao Oscar em 14 categorias

Elenco: Emma Stone, Ryan Gosling, John Legend






Então minha gente, finalmente assisti La La Land. E é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O. Se você torce o nariz para o gênero de filme musical, mesmo assim te aconselho a ver. Até mesmo porque o filme não é todo o tempo cantado. A primeira cena traz um grupo de pessoas, presas em um engarrafamento no trânsito de Los Angeles. Elas começam então a cantar, abandonam seus carros e vão dançar. Isso mesmo. Inclusive dançam em cima dos capôs. Já te dá a vontade de fazer o mesmo, ali no cinema, sem sentir vergonha de parecer brega ou piegas.

A história de La La Land tem Hollywood como cenário, nos dias atuais. A fotografia e os figurinos são fantásticos, pois em vários momentos você parece ser transportado de volta aos anos 50,60. Daí subitamente aparece um celular moderno que toca e que te traz ao presente novamente. Há uma combinação quase perfeita entre realidade e fantasia, entre o clássico e o moderno.

Emma Stone está impecável. Pra mim, grande parte do charme do filme se deve a ela. Sua personagem, Mia, é atendente de uma cafeteria que fica em um grande estúdio de cinema. Seu sonho é ser atriz. Ok, você pode estar pensando, "que história mais previsível e datada". Mas não. Quando o caminho dela se cruza com o de Sebastian (personagem de Gosling), não há como não se apaixonar pela química dos dois.

Já Sebastian é um talentoso pianista, porém malsucedido e frustrado com seus últimos empregos. É também um amante e defensor fervoroso do jazz, que luta para sobreviver aos ritmos alucinantes dos novos gêneros da música. Outro ponto forte do filme: a trilha sonora. Aliás, o jazz aparece novamente na filmografia de Chazelle. Em seu filme anterior, " Whiplash", o personagem Andrew Neiman é um baterista de jazz, obcecado em ser um artista perfeito. Nossos ouvidos agradecem Chazelle. Ryan Gosling não me impressionou como cantor, mas como pianista foi show. O ator aprendeu a tocar piano para ser capaz de interpretar todas as músicas, sem precisar de dublê. Destaque também pela música "City of Stars" que é só amor! 😍

O filme faz várias homenagens a clássicos do cinema, tais como Cantando na Chuva, Juventude Transviada, Casablanca, entre outros, além de ter um roteiro cativante. Chazelle soube fazer seu dever de casa. A lição de moral que o filme traz é de que a vida é feita de escolhas e essas escolhas podem ser  determinantes na vida pessoal e profissional dos personagens. Enfim, La La Land talvez não seja uma obra prima para muitos, mas celebra o amor, a vida, a música e o cinema. Tudo que a Academia gosta. 

Direção: ⭐⭐⭐⭐⭐

Fotografia: ⭐⭐⭐⭐⭐

Elenco: ⭐⭐⭐⭐⭐

Trilha Sonora: ⭐⭐⭐⭐⭐

Minha Nota: 🔟


Nenhum comentário:

Postar um comentário