segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A Ilha Perdida - Projeto: Releitura da Coleção Vaga-Lume

Livro: A Ilha Perdida

Autora: Maria José Dupré

Editora: Ática


Coleção: Vaga-Lume


Segmento: Literatura juvenil

ISBN: 9788508173457

Edição: 41

Ano Edição: 2015

N° de Páginas: 152

Temas: ecologia, aventura


A Ilha Perdida foi o primeiro livro da Coleção Vaga-Lume que eu li. Foi publicado inicialmente em 1944 e em 1973 passou a integrar a Coleção, que foi lançada no mesmo ano. A história é sobre Henrique e Eduardo, dois irmãos adolescentes que vão passar as férias na Fazenda do Padrinho em Taubaté.O rio Paraíba passa pelas terras desta fazenda, e ao subir o morro mais alto, é possível enxergar uma ilha, bem no meio do rio.Ela sempre despertou a curiosidade dos garotos, que a apelidaram de Ilha Perdida. 
" Solitária e verdejante, parecia mesmo perdida entre as águas volumosas."

Os garotos especulavam se alguém poderia morar na ilha. Sonhavam em visitá-la e perguntavam aos primos e empregados da casa se alguém já tinha ido até lá. Eram muito curiosos, se achavam valentes e destemidos, queriam ter a aventura de ir até lá. Passado alguns dias, encontraram uma canoa abandonada. Planejaram então em segredo arrumá-la e deixá-la pronta para seguirem viagem até a Ilha Perdida.


O livro toma um rumo diferente, quando Henrique e Eduardo conseguem chegar até a ilha, porém logo se perdem. Os perigos decorrem da imprudência das crianças, que desobedecendo às orientações dos adultos, deparam-se com situações complicadas. Para piorar, Henrique se perde de Eduardo e é encontrado por Simão, o misterioso morador da Ilha Perdida. 

" De repente percebeu uma sombra que se aproximava (...) quando viu um homem desconhecido diante dele; tinha barbas compridas, cabelo pelos ombros, estava quase nu."

A partir daí ficamos conhecendo Simão, um homem que abandonou a civilização para viver na Natureza, em meio aos animais.  De início, a relação de Simão com Henrique é pautada na desconfiança. Encontramos um homem ríspido, que sugere que no seu passado teve experiências negativas, vividas na cidade:

" Olhe menino. Já vivi entre homens e sei que eles juram falso. Muitas vezes fui enganado por eles, agora não me enganam mais. Não creio em sua palavra."

A partir da convivência entre ambos, uma amizade começa a surgir. Simão vivia rodeado por animais e Henrique se encantou pela sua vida. Uma das cenas que mais gostei foi quando Henrique acompanhou uma audiência de macacos, na qual um grupo estava sendo julgado por roubarem frutas. É hilário! 

Simão era antes de tudo, um homem sincero e honesto.Após a tentativa de fuga de Henrique, ele conversa com o garoto e decide que já é hora de voltar para o seu irmão Eduardo. Ele já havia percebido sua tristeza e do quanto ele sentia falta do irmão. Combinaram então que mesmo se Henrique falasse algo sobre ele, estava certo de que ninguém o levaria a sério. Henrique então se despede e reencontra Eduardo.

Após construírem uma jangada, os meninos tentam a travessia do rio para voltarem para casa. São encontrados então pela equipe de busca da Fazenda do Padrinho. Estavam salvos, finalmente.

Tudo acontecera como Simão havia previsto. Ninguém acreditava nas histórias de Henrique. Nem mesmo Eduardo. Todos achavam que o garoto alucinara todos esses dias por causa do calor e da fome. Os adultos chegaram a organizar uma expedição até a Ilha para ver se encontravam o tal morador misterioso, mas nenhum sinal de Simão. Henrique compreendera que ele jamais se deixaria encontrar, pois ele jamais voltaria a civilização. Simão pertencia a Ilha Perdida.


“ Henrique ficou olhando para aquele ponto onde parecera ver um braço se agitando durante algum tempo, enquanto coçava a cabeça de Pipoca; depois levantou também o braço num gesto de adeus e gritou bem alto, apesar de saber que Simão não poderia ouvir: - Até um dia Simão!”

Que saudades eu estava desse livro! 💓 A Ilha Perdida traz como lição a importância de sermos respeitosos com a natureza e os animais. É um ótimo livro e pode ser indicado até hoje, pois possui uma linguagem clara e objetiva, além de trazer uma mensagem positiva e educativa em sua conclusão. 

Minha nota: ➇






Nenhum comentário:

Postar um comentário